top of page

NOTICIAS E NOVIDADES DE RH

Como ser destaque em um processo seletivo

Autor: Samara Teixeira / Fonte: MSN Empregos 

 

O mercado de trabalho brasileiro é cada dia mais dinâmico e competitivo. Dada a instabilidade do setor que possui altos e baixos durante todos os anos é preciso se destacar para encontrar  as melhores oportunidades. Muitas são as exigências e necessidades e nesta hora o profissional passa a questionar os seus diferenciais e competências.

Um processo seletivo é sempre diferente e cada vaga e organização precisa de um perfil distinto, por isso, não existe uma receita pronta, mas algumas dicas podem auxiliar profissionais colocando-os a frente de seus concorrentes.

Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half Brasil explica que as competências técnicas embora importantes e para alguns casos indispensáveis, não são os únicos fatores decisivos para uma contratação, o comportamento ganha cada vez mais importância na hora de bater o martelo.

O comportamento ganha força principalmente por ser uma aptidão única a cada candidato, cada pessoa possui uma forma de agir e pensar, e a avaliação deste fator é realizada em todos os processos seletivos. Embora o comportamento seja inerente à personalidade de cada um é possível trabalhar competências para se alinhar as exigências feitas pelo mercado de trabalho.

Mantovani enfatiza que entre as principais características que destacam um funcionário na hora da contratação são:

Transparência: O ideal é mostrar ao recrutador como você realmente é, o que sabe, o que gosta, o que pretende. Um profissional transparente cativa facilmente e demonstra firmeza quanto as suas ações.

Experiência: Aqui não conta apenas experiência profissional, deixe claro suas conquistas pessoais e profissionais. Caso não possua experiência profissional saliente seus pontos fortes e mostre que possui objetivos definidos.

Disposição: Mostre que você vestirá a camisa da organização, que é um profissional proativo e interessado. Pergunte, questione e saliente que a oportunidade lhe interessa.

Comunicação: Como você se relaciona? Você sabe se expressar? Como é o seu trabalho em equipe? Estes e outros questionamentos sempre serão levantados, pois a comunicação é a base de uma organização e por isso saber lidar e gerenciar informações contará e muito.

É preciso ressaltar que não existem fórmulas mágicas que resultam em uma contratação imediata, mas é possível sim se diferenciar. Além dos pontos já destacados demonstre vontade e comprometimento, mesmo que sua bagagem profissional não seja extensa estas qualidades revelam a sua garra, anseio de crescimento e disposição para empreender.

 

Ache tempo para cuidar do seu planeta, plante uma arvore e cuide de uma praça perto da sua casa ou trabalho!

JORNAL AGORA, por André Fernando Cavalcante:

"O grande mérito da nova lei é que após a Constituição da República, esse é o primeiro grande passo dado em nossa legislação rumo a dar garantias aos empregados domésticos idênticas aos empregados regidos pela CLT.
Para o governo, a solução seria o Projeto de Lei 7279/10, da senadora Serys Slhessarenko (MT), que estabelece como dois dias por semana o tempo máximo de trabalho da diarista na mesma casa, sendo mais uma solução mágica pela via legal para evitar os problemas que podem ocorrer.
Por fim, apesar dos custos, para quem necessita de um empregado doméstico o jeito é recorrer à legalidade. Qualquer alternativa fora do que estabelece a legislação poderá custar ainda mais caro."

 

​Oque é CLT e para que ela serve?
A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO - CLT

 

A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil.
Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. A CLT é o resultado de 13 anos de trabalho - desde o início do Estado Novo até 1943 - de destacados juristas, que se empenharam em criar uma legislação trabalhista que atendesse à necessidade de proteção do trabalhador, dentro de um contexto de "estado regulamentador".
A Consolidação das Leis do Trabalho, cuja sigla é CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural. Desde sua publicação já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às nuances da modernidade. Apesar disso, ela continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores.
Seus principais assuntos são:

Registro do Trabalhador/Carteira de Trabalho;   Jornada de Trabalho;  Período de Descanso;  Férias;

Medicina do Trabalho;  Categorias Especiais de Trabalhadores;  Proteção do Trabalho da Mulher;

Contratos Individuais de Trabalho;  Organização Sindical;  Convenções Coletivas;  Fiscalização;

Justiça do Trabalho e Processo Trabalhista.

Apesar das críticas que vem sofrendo, a CLT cumpre seu papel, especialmente na proteção dos direitos do trabalhador. Entretanto, pelos seus aspectos burocráticos e excessivamente regulamentador, carece de uma atualização, especialmente para simplificação de normas aplicáveis a pequenas e médias empresas.

 

Jornal Destak. por Cássia Caballero

​Mundo globalizado aumenta exigências

Complexa dinâmica do mercado exige do administrador formação mais ampla e atualizada. 

Jornal ABCD MAIOR. por Gislayne Jacinto

São Caetano tem programa de demissão para servidores

Governo Paulinho Pinheiro espera cortar R$1 milhão por ano da folha de pgto do DAE

Estimativa é gastar R$1,7 milhão com custos de indenizações

OPORTUNIDADE: Honda abre vagas para estágios e trainees.São várias áreas para atuação, os escolhidos iniciarão as atividades em janeiro de 2014.Os interessados devem fazer a inscrição no seguinte site: http://www7.honda.com.br/jovenstalentos/ Boa sorte!!!

bottom of page